Como Organizar suas Finanças e iniciar seus Investimentos com segurança ainda em 2024

Certamente, organizar as finanças é o primeiro passo crucial antes de começar a investir. E no tema de hoje, quero trazer alguns passos importantes para garantir uma base sólida em suas finanças pessoais, antes de dar o próximo passo no mundo dos investimentos ainda em 2024.

Antes de começar a investir, é essencial fazer uma avaliação da sua situação financeira atual e entender, completamente, de onde você irá partir.

Liste todas as fontes de renda, despesas fixas e variáveis, dívidas existentes e patrimônio líquido (bens, ativos – dívidas). Isso fornecerá uma visão clara de sua posição financeira atual.

Busque criar um orçamento realista. Desenvolva um orçamento que inclua todas as despesas essenciais, gastos discricionários e uma parcela destinada a investimentos. Garanta que o orçamento seja realista e sustentável ao longo do tempo.

Você pode fazer essa separação em percentuais, de acordo com o valor do salário, pró-labore, ou renda que receber, como a regra: 60,20,10,10.

60% para gastos pessoais, 20% investimentos, 10% dívidas, 10% para doar. P.S: não se prenda à regra, escolha a melhor forma que se adequar ao seu momento.

Depois, você deve estabelecer metas financeiras claras. Defina metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso pode incluir a compra de uma casa, aposentadoria, viagens ou reserva de emergência.

Ter objetivos específicos ajudará a direcionar seus esforços de investimento e escolher as alternativas de produtos que se adequem a elas.

O próximo passo será a eliminação de dívidas de alto custo, priorize o pagamento de dívidas com taxas de juros elevadas, como cartões de crédito e empréstimos pessoais.

No Brasil, as taxas de juros são altas dessas modalidades de crédito e acabam não compensando com relação aos investimentos.

Reduzir o passivo antes de investir, contribuirá para uma situação financeira mais saudável e liberará mais recursos para investimentos futuros.

Com isso, você vai pesquisar e escolher uma plataforma de investimento que atenda às suas necessidades.

Avalie taxas, opções de investimento e facilidade de uso. Tente fugir de estruturas engessadas de “bancões”, com alternativas ruins de investimento e que tenha alto custo.

Muitas corretoras, e até bancos digitais, oferecem aplicativos amigáveis para facilitar o acesso e a gestão dos investimentos, com plataformas gratuitas.

Antes de investir em ativos de mais risco, é crucial ter uma reserva de emergência equivalente a pelo menos três a seis meses de despesas.

Isso proporcionará segurança financeira em caso de imprevistos, evitando a necessidade de vender investimentos em momentos inoportunos. Procure alternativas com disponibilidade de resgate imediato e que não seja na caderneta de poupança.

Busque manter uma diversificação da sua carteira de investimentos ao longo do tempo.

Distribua seus recursos entre diferentes tipos de ativos, como renda fixa, ações, dólar, fundos multimercados, se for de acordo com seus objetivos.

Isso ajuda a reduzir o risco e a maximizar as oportunidades de retorno.

Ao seguir esses passos, e manter uma abordagem disciplinada, você estará preparada para organizar suas finanças e começar a investir com confiança ainda em 2024, construindo um caminho sólido rumo ao seu sucesso financeiro.

E, vale sempre lembrar, dedique tempo para aprender sobre diferentes estratégias de investimento, produtos financeiros e ciclos do mercado. O conhecimento contínuo permitirá tomar decisões mais informadas ao longo do tempo.

Bruno Aragão.

atendimento@valleyinvest.com.br

No Instagram: @bruno.aragaos