Começar a investir pode ser desafiador para muitas pessoas, mas superar esses obstáculos é crucial para alcançar uma vida financeira mais tranquila a longo prazo. Vamos abordar alguns dos desafios comuns e como superá-los:
1 – Falta de Conhecimento
Muitas pessoas não têm conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro e os diferentes tipos de investimentos disponíveis, muitas vezes são forçadas a acreditar em dicas de gerentes de bancos, que estão conflitados em bater metas e só ofertar o que é bom para o banco e não para o cliente.
Como superar: invista tempo em educação financeira. Leitura de livros, participação em cursos online e busca de informações confiáveis são fundamentais. Além disso, buscar a orientação de um profissional financeiro, que esteja alinhado aos seus interesses e objetivos, pode ser valioso.
2 – Medo de perder Dinheiro
O medo de perder dinheiro impede algumas pessoas de dar o primeiro passo nos investimentos ou ficar em alternativas que não trazem melhores ganhos no tempo, como a caderneta de poupança.
Como superar: entenda que todo investimento envolve riscos, mas é possível gerenciá-los. Comece com quantias menores, diversifique seus investimentos e tenha um plano estratégico. O conhecimento reduzirá o medo e a experiência ajudará a lidar melhor com as flutuações do mercado, em especial em ativos de renda variável.
3 – Falta de disciplina Financeira
Muitas pessoas têm dificuldade em manter uma disciplina financeira para poupar e investir regularmente, seja por falta de organização, ou por priorizar outras coisas antes de pagar “ao seu eu do futuro”.
Como superar: estabeleça metas financeiras claras e crie um orçamento realista. Uma alternativa é automatizar os investimentos, direcionando uma parte do salário para investimentos assim que receber ou até mesmo estabelecer um percentual que irá investir, sempre que receber, comece com 10% e vá aumentando à medida do possível. Isso ajuda a garantir consistência e evita a tentação de gastar o dinheiro reservado para investir.
4 – Adiamento por Falta de Dinheiro
Algumas pessoas acreditam que precisam de grandes quantias de dinheiro para começar a investir ou que só vai investir se “sobrar um dia”. Essa é uma autossabotagem para adiar seu caminho de mais tranquilidade, porque o dinheiro vai e vem, mas o tempo, não.
Como superar: comece com o que você tem. Muitas plataformas de investimento permitem aportes iniciais baixos. O importante é criar o hábito de investir regularmente, o tempo é seu maior aliado no processo, quanto antes começar, melhor. Conforme sua situação financeira melhora, você pode aumentar os aportes.
5 – Escolha do Investimento errado
A indecisão sobre qual investimento escolher pode ser paralisante. No meio de tantas alternativas a pessoa pode se ver confusa de onde colocar o seu dinheiro, mas não hesite.
Como superar: avalie seu perfil de investidor, objetivos financeiros e horizonte de tempo. Comece com investimentos mais simples e, à medida que ganhar confiança e conhecimento, diversifique sua carteira. Consultar um assessor/consultor financeiro pode ser útil para tomar decisões mais informadas e alinhadas com seus objetivos.
Lembrando sempre que a paciência, a consistência e a aprendizagem contínua são chaves para o sucesso nos investimentos. Invista de acordo com seus objetivos e tolerância ao risco e ajuste sua estratégia conforme necessário ao longo do tempo e não deixe de procurar ajuda e conhecimento.
Bruno Aragão.
atendimento@valleyinvest.com.br
No Instagram: @brunoaragaos_